quarta-feira, 20 de junho de 2012

FORMAS ESPECIAIS DE REPRODUÇÃO GABARITO COMENTADO

01. (Vunesp-SP) No processo de reprodução sexual, o que significa partenogênese? Cite exemplo de organismo em que isso se verifique.

Sugestão de Resposta: 


Partenogênese é um processo de reprodução que se caracteriza pela formação de um indivíduo a partir de um óvulo não-fecundado, sem participação do gameta masculino. Exemplo clássico de partenogênese é o que ocorre com a formação dos zangões, em abelhas do gênero Apis. Entre os invertebrados, essa forma de reprodução é comum, podendo ocorrer com insetos, aracnídeos (escorpiões), crustáceos e vermes. Entre os vertebrados, é mais rara (uma espécie de lagartos); pode ocorrer nos vegetais.



02. (Fuvest-SP) Quais os dois tipos e como se denominam os gêmeos que ocorrem na espécie humana? Explique como se originam.

Sugestão de Resposta: 


Podem ocorrer dois tipos de gêmeos (gemelaridade) na espécie humana: gêmeos fraternos, bivitelinos ou dizigóticos, e gêmeos idênticos, univitelínicos ou monozigóticos.
Gêmeos bivitelinos se formam quando óvulos diferentes, liberados simultaneamente, são fecundados por espermatozóides diferentes; gêmeos idênticos, quando um único óvulo é fecundado por um espermatozóide e as células que se originam por mitose do zigoto separam-se, formando dois (ou mais) indivíduos geneticamente idênticos.



03. (UFRJ) Um casal tem quatro filhos: João, Maria, Paulo e Luísa. Dois dos filhos do casal são gêmeos monozigóticos e os outros dois, são gêmeos dizigóticos. João, um dos gêmeos monozigóticos, precisa de um transplante de um órgão. Qual seria a pessoa da família mais indicada para ser o doador? Justifique sua resposta.

Sugestão de Resposta: 


O mais indicado para ser o doador é Paulo. Por ser do mesmo sexo que João, ele é o gêmeo monozigótico. O transplante de órgãos entre gêmeos monozigóticos ou univitelínicos não enfrenta o problema de rejeição, pois doador e portador são, neste caso, geralmente, iguais.


04 - (UFSCar-SP) Considerando situações hipotéticas, Maria manteve relações sexuais com dois irmãos, gêmeos dizigóticos. Nasceu dessas relações Alfredo. Em outra situação, também hipotética, Paula engravidou ao manter relações sexuais com dois irmãos, gêmeos monozigóticos. Nasceu dessas relações Renato. Abandonadas, ambas reclamaram na Justiça o reconhecimento de paternidade, determinando o juiz a realização dos testes de DNA. Após receber os resultados, a Justiça pronunciou-se sobre a paternidade de uma das crianças e ficou impossibilitada de pronunciar-se sobre a paternidade da outra criança. Responda às questões:

a) Sobre a paternidade de qual criança o juiz se pronunciou?
b) Por que não pode o juiz se pronunciar sobre a paternidade da outra criança?

Sugestão de Resposta: 


a) Sobre a paternidade de Alfredo, pois ele é filho de gêmeos dizigóticos, os quais possuem material genético diferente.

b) Gêmeos monozigóticos possuem o mesmo material genético, uma vez que foram gerados de uma mesma célula-ovo. Assim, o resultado do teste de paternidade poderia indicar os dois irmãos como pais da criança.



05. (VUNESP) . Em uma das brincadeiras feitas com os participantes do programa Big Brother Brasil VI, dois irmãos gêmeos monozigóticos apresentaram-se como se fossem uma única pessoa, revezando-se nos contatos com os participantes. Nenhum dos participantes do programa descobriu a farsa. Na final do programa, o apresentador referiu-se ao episódio da seguinte forma:

Dois espermatozóides mais um óvulo: ... dá uma encrenca univitelínea.

a) Em relação à origem dos gêmeos monozigóticos, o comentário do apresentador está correto? Justifique.
b) Por que razão os gêmeos monozigóticos são tão parecidos fisicamente? Quando diferem em características físicas, qual a razão dessa diferença?

Sugestão de Resposta: 


a) O comentário do apresentador esta incorreto.
Os gêmeos univitelinos originam-se da fecundação de um espermatozóide com um óvulo. O zigoto resultante da fecundação divide-se formando dois embriões que irão dar origem a duas crianças.

b) Os gêmeos monozigóticos ou univitelinos são tão parecido fisicamente devido receberem o mesmo material genético. As diferenças físicas que eles podem apresentar é devido às mutações naturais que sofremos e também da interação da bagagem genética com as influências ambientais. Pois, apesar dos dois irmãos terem o mesmo material genético, reagem as influências ambientais de forma diferente.



06. (UNICAMP) As abelhas vivem em colônias constituídas por indivíduos de três castas: a rainha, os zangões e as operárias. Sabendo-se que as fêmeas férteis de Apis melífera têm 32 cromossomos, indique o número cromossômico dos indivíduos de cada uma das castas e descreva como ocorre a diferenciação em castas nesses insetos.

Sugestão de Resposta: 


A rainha e as operárias têm 32 cromossomos e os zangões 16 cromossomos. O zigoto (32) formado pela fecundação do espermatozóide (16) do zangão com o óvulo (16) da rainha pode originar uma rainha (fértil) ou operária (estéril), de acordo com a alimentação que recebem durante o desenvolvimento. Os óvulos da rainha que não são fecundados originam os zangões por um fenômeno conhecido como partenogênese. Portanto, possuem apenas 16 cromossomos, são organismos haplóides.



07. (FATEC) O que é poliembrionia? Dê um exemplo que ocorre na espécie humana.

Sugestão de Resposta: 


Poliembrionia é o processo reprodutivo pelo qual vários embriões idênticos são originados a partir de um único zigoto. Os gêmeos univitelinos são, na espécie humana, um caso de poliembrionia.

Nenhum comentário: