quarta-feira, 20 de junho de 2012

Gabarito comentado - Reprodutor Masculino

01. (Unicamp) Observe o esquema. 

Identifique

a) O órgão produtor de gametas.
b) As estruturas indicadas pelas setas 5, 6, 8 e 4.
c) No desenho aparece indicado uma das glândulas que produzem o líquido seminal. Que número indica essa glândula e quem é ela? Cite as duas outras glândulas.

Sugestão de Resposta:


a) O órgão produtor de gameta é a estrutura indicada com a seta 1. São os testículos.

b) 5 indica o ducto ou canal deferente; 6, a uretra; 8, indica o epidídimo; e 4 a bexiga.

c) O desenho indica a próstata, no número 2. As outras duas glândulas são: vesícula seminal e glândulas bulbouretrais.



02. (Unicamp) Observe a figura.

a) Onde se formam os espermatozóides?
b) Qual a função do epidídimo? bk
c) Para que serve o canal deferente?
d) Qual a função das células de Leydig?

Sugestão de Resposta:



a) Os espermatozóides se formam nos túbulos seminíferos.

b) É o local de maturação dos espermatozóides.

c) O canal deferente é uma parte das vias espermáticas, por onde o sêmen passa para ser ejaculado. Um homem vasectomizado tem os seus canais deferentes seccionados.

d) As células de Leydig têm a função de secretar a testosterona.



03. (UFCE) O texto a seguir trata da sexualidade masculina. A figura, por sua vez, exibe o aparelho reprodutor masculino. Observe-os e responda às questões propostas.

a)A impotência é uma disfunção erétil que incapacita o homem da plena satisfação sexual e cujas causas podem ser de origem orgânica ou psicológica. Diga em qual região do aparelho reprodutor masculino ocorre a ereção e explique, sucintamente, o seu mecanismo.
b)Dentre os métodos anticoncepcionais, existem os métodos cirúrgicos que podem ser realizados tanto nos homens como nas mulheres. Como se denomina o método cirúrgico anticoncepcional realizado no homem e em que consiste?
c)O câncer de próstata é um dos mais freqüentes no homem, especialmente após completar 60 anos. Qual a função da próstata e que exame pode indicar, precocemente, a presença do tumor?
d)Alguns homens apresentam uma anomalia denominada criptorquidia. O que vem a ser essa anomalia e qual a sua conseqüência?


Sugestão de Resposta:

a) O pênis é órgão copulador masculino. Em seu interior há três cilindros esponjosos, os corpos cavernosos, constituídos por pequenos espaços separados por músculos e tecido fibroso. Os corpos cavernosos constituem um tecido erétil, isto é, durante a excitação sexual suas cavidades se expandem em razão do acúmulo de sangue em seu interior. Ao se encher de sangue, os corpos cavernosos levam à ereção do pênis.

b) O método é a vasectomia, consiste numa cirurgia em que se secciona o duto ou os canais deferentes, interrompendo o caminho que é normalmente percorrido pelos espermatozóides.

c) A próstata secreta uma secreção leitosa e alcalina, cuja função é neutralizar a acidez da uretra e do meio vaginal, que é naturalmente ácida. Um dos exames é o PAS ( antígeno prostático específico) e o outro, mais eficaz, é o exame de toque via retal que o médico realiza.

d) Criptorquídia é retenção dos testículos na cavidade abdominal. Isso cria problemas na produção dos espermatozóides. Pois a espermatogênese é um processo que ocorre quando a temperatura nos testículos está cerca de 4 ºC menor que a temperatura normal do corpo humano, que geralmente é de 37 ºC.



04. (UFPR) Com relação ao esquema abaixo, responda as seguintes perguntas:


a) Qual o fenômeno representado?
b) Quais as fases indicadas pelas chaves I, II, III e IV?
c) Quais as células indicadas em 1, 2, 3 4 e 5?



Sugestão de Resposta:


a) O fenômeno representado é a espermatogênese.

b) I é multiplicação; II é crescimento; III é maturação e IV a espermiogênese.

c) 1 são as espermatogônias; 2, espermatócito primário; 3, espermatícotos secundários; 4, espemátides e 5, espermatozóides.



05. (Unicamp) Nos animais a meiose é o processo básico para a formação dos gametas. Nos mamíferos, há diferenças entre a gametogênese masculina e a feminina.

a) Nos machos, a partir de um espermatócito primário obtêm-se quatro espermatozóides. Que produtos finais são obtidos de um ovócito primário? Em que número?
b) Se um espermatócito primário apresenta vinte cromossomos, quantos cromossomos serão encontrados em cada espermatozóide? Explique.
c) Além do tamanho, os gametas masculinos e femininos apresentam outras diferenças entre si. Cite uma delas.

Sugestão de Resposta:


a) Se houver fecundação a partir de um ovócito I, são obtidos um óvulo e três glóbulos polares. Se não houver fecundação, a meiose II não termina, resultando um ovócito II e dois glóbulos polares.

b) O espermatócito primário é uma célula diplóide (2n = 20), que dará origem aos espermatozóides por meio da meiose (divisão reducional). Os espermatozóides terão apenas dez cromossomos (células haplóides).

c) O espermatozóide apresenta flagelo, necessário à sua movimentação até a célula feminina.



06. (Fuvest-SP) Se a espermatogênese é normal e todas as células sobrevivem, quantos espermatócitos primários são necessários para originar quatrocentos espermatozóides? Explique.

Sugestão de Resposta:


São necessários 100 (cem) espermatócitos primários, porque os espermatozóides formam-se através da meiose dos espermatócitos primários e, nesse tipo de divisão, cada célula-mãe origina quatro células-filhas.



07. (UFPA) "Espermatozóides sem cauda podem gerar bebê: os franceses criaram, em 1995, uma técnica de fecundaçãoin vitro que usa a espermátides, uma célula sexual masculina ainda imatura e sem rabo. Estas células que ficam guardadas dentro do saco escrotal, são aspiradas por uma seringa e, em seguida, injetadas com uma agulha dentro do óvulo..." (Superinteressante, set./97)

a)Na espermatogênese, como e denominado o período de formação das espermátides e em que divisão da meiose ocorre esse processo?
b)Como é denominado o processo em que as espermátides são transformadas em espermatozóides e quais as transformações fundamentais ocorridas nessas células, durante o referido processo?
c)Que número de espermatócitos I são necessários para a produção de 196 espermatozóides humanos?



Sugestão de Resposta:


a) As espermátides são formadas no período ou fase de maturação na espermatogênese. As espermátides são formadas no final da meiose II.

b) Denomina-se de espermiogênese. O aparelho de Golgi forma o acrossoma do espermatozóide e centríolo forma o flagelo.

c) Como cada espermatócito I forma, ao final, quatro espermatozóides, serão necessários quarenta e nove espermatócitos I.


08. (FEI/Mauá-SP) Dê duas diferenças entre espermatogênese e ovogênese.


Sugestão de Resposta:


Na espermatogênese, a partir de cada espermatogônia, são obtidos quatro gametas, enquanto, na ovogênese, a partir de cada ovogônia, forma-se apenas um óvulo.

Na espermatogênese, o período de multiplicação das espermatogônias perdura quase toda a vida: na ovogênese esse período é restrito à vida embrionária.



09.(Unicamp-SP) O esquema abaixo representa um espermatozóide humano e algumas das estruturas que o compõem.

a) Analisando o esquema, indique o papel do componente um e a origem do componente quatro.
b) Qual a relação funcional existente entre os componentes três e quatro?

Sugestão de Resposta:


a)O componente 1 é o acrossomo, estrutura formada pelo aparelho de Golgi, que secreta a enzima hialuronidase, a qual rompe as membranas do gameta feminino, na fecundação. O componente 4 é o flagelo, cuja formação está relacionada com os centríolos.

b) O batimento do flagelo (componente 4) depende da energia liberada na respiração celular aeróbia; algumas etapas dessa respiração celular ocorrem na mitocôndria (componente 3).



10. (UFU-MG) Tendo em vista a gametogênese humana, responda:
a) Em quais órgãos acontece a gametogênese?
b) Escreva sobre a importância da meiose na gametogênese.
c) Cite o nome do hormônio que atua na gametogênese.

Sugestão de Resposta:


a) A gametogênese acontece nas gônadas (testículos e ovários),

b) A meiose é responsável pela redução da metade da quantidade de cromossomos da espécie, formando gametas haplóides. Além disso, graças ao "crossing-over" que acontece na meiose I, os gametas formados são geneticamente diferentes.

c) O hormônio responsável pela gametogênese é o FSH - hormônio folículo estimulante.



11. (Unicamp-SP) Considerando que a informação genética é igualmente carregada pelo óvulo e pelo espermatozóide, responda:
a) Por que o óvulo é geralmente muito maior do que o espermatozóide?
b) Como essa diferença aparece durante a gametogênese?

Sugestão de Resposta:


a) Porque o óvulo armazena material nutritivo (vitelo) necessário ao desenvolvimento do embrião.

b) Na fase de crescimento, as ovogônias acumulam material nutritivo, originando ovócitos primários relativamente grandes; na espermatogênese, as espermatogônias crescem menos, originando espermatócitos primários menores que os ovócitos.
Durante a formação do gameta feminino, a fase de crescimento é longa o suficiente para que ocorra a síntese e acúmulo de substâncias orgânicas (principalmente lipídios e proteínas).



12. (Vunesp-SP) Foram coletadas três amostras de espermatozóides de um rato adulto apto para reprodução e colocadas separadamente em três tubos de ensaio. Cada uma destas amostras foi submetida a uma situação experimental.

Tubo 1: Todos os espermatozóides tiveram um determinado tipo de organóide extraído do citoplasma através de uma microagulha.
Tubo 2: Todos os espermatozóides tiveram outro tipo de organóide citoplasmático extraído.
Tubo 3: Todos os espermatozóides foram mantidos intactos e utilizados como controle.

Em seguida, as três amostras foram introduzidas, cada uma separadamente, nos colos uterinos de três ratazanas em condições de serem fertilizadas. Durante o experimento, verificou-se que:

- os espermatozóides do tubo 1 se aproximaram dos óvulos, mas nenhum deles conseguiu perfurar suas membranas plasmáticas;

- os espermatozóides do tubo 2 não foram além do colo uterino e sofreram um processo degenerativo, após 48 horas;

- os espermatozóides do tubo 3 caminharam até os óvulos e todos foram fertilizados.

a) Quais foram as estruturas extraídas dos espermatozóides dos tubos 1 e 2?

b) Quais as funções desses organóides?

Sugestão de Resposta:


a)
Tubo 1: acrossoma;
Tubo 2: mitocôndrias;

b) O acrossoma, organela derivada do Complexo de Golgi, secreta enzimas (hialuronidase) que permitem a digestão da membrana e da zona pelúcida do óvulo, permitindo sua fertilização. Por esse motivo, nenhum deles conseguiu perfurar a membrana. As mitocôndrias fornecem energia, através dos processos de respiração celular, para o batimento dos flagelos. Sem energia os espermatozóides não se locomovem. 



13. (VUNESP) A figura mostra os níveis de diferentes hormônios ao longo do ciclo menstrual de uma mulher: em A, os hormônios gonadotróficos e, em B, os hormônios esteróides.



a) A que hormônios correspondem, respectivamente, as curvas 2 e 3? Qual a função desses hormônios?
b) Após a ovulação dessa mulher, teria havido fertilização do óvulo e nidação? Justifique.

Sugestão de Resposta:


a) A curva 2 corresponde ao LH (hormônio luteinizante), e a curva 3, aos estrógenos. O LH estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo. Os estrógenos são responsáveis pela formação inicial do endométrio uterino e manutenção das características sexuais femininas secundárias (formação de seios, bacia mais larga, etc).

b) Não ocorreu fertilização e nidação. Observando o gráfico B, o hormônio 3 é o estrógeno e o 4 a progesterona. Ocorre a diminuição do nível de progesterona, devido a degeneração do corpo lúteo. Essa degeneração ocorre devido não ter acontecido a fertilização e posterior nidação do embrião no útero. A queda na concentração dos hormônios secretados pelos ovários é responsável pela descamação uterina, processo denominado de menstruação.

Nenhum comentário: