quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mamíferos

01. (U.F.UBERLÃNDIA - MG) Aves e mamíferos originam-se de um tronco comum. Cite duas características que aproximam esses dois grupos.

Sugestão de Resposta:





02. (FUVEST-SP) Cite três características de mamíferos não localizadas no esqueleto.

Sugestão de Resposta:





03. (UNESP) Ovo com casca e placenta foram duas características importantes que surgiram durante a evolução dos animais vertebrados. Responda, para cada uma delas, em qual grupo surgiu e qual a importância de seu aparecimento.

Sugestão de Resposta:





04. (UNIFESP) Nos vertebrados, a presença de ovos com casca representou um grande avanço em termos de adaptação evolutiva.

a) Esse caráter está presente em quais grupos de vertebrados?
b) Que novidade evolutiva substitui a função desempenhada pelos ovos com casca? Comente sobre uma provável conseqüência do surgimento desse caráter.

Sugestão de Resposta:





05. (FUVEST) Qual a relação funcional entre os sistemas circulatório e respiratório nos mamíferos? E nos insetos?

Sugestão de Resposta: 





06. (UFPR) Entre os animais, há vários tipos de respiração, de acordo com a maneira como se efetuam as trocas gasosas com o ambiente. De acordo com essa proposição, responda: Que tipo de respiração é encontrada nas classes dos peixes, dos anfíbios, dos répteis, das aves e dos mamíferos.

Sugestão de Resposta:





07. ((UNICAMP) O ornitorrinco vive perto da água e nela se locomove utilizando as membranas existentes entre seus dedos. Seus filhotes se desenvolvem em ovos que são chocados fora do corpo materno, e se alimentam lambendo uma secreção láctea que escorrem nos pêlos do ventre da mãe. A boca do ornitorrinco é dotada de um bico achatado com o qual ele pega o alimento no lodo do fundo do rio.

a) A que classe pertence o ornitorrinco?
b) Cite duas características mencionadas no texto que justifiquem essa classificação.
c) Uma das características citadas no texto ocorre tanto no ornitorrinco quanto nos indivíduos da classe que lhe deu origem. Que classe é essa e qual a característica comum?


Sugestão de Resposta: 




08. (UNESP) De um modo geral, o período normal de gestação de um mamífero está diretamente relacionado ao tamanho do corpo. O período de gestação do elefante, por exemplo, é de 22 meses, o do rato doméstico apenas 19 dias. O gambá, entretanto, que tem tamanho corporal maior que o do rato doméstico, tem um período de gestação de apenas 13 dias e seus filhotes nascem muito pequenos, se comparados com os filhotes do rato. Considerando estas informações, responda.

a) Por que o gambá, de maior porte que o rato tem período de gestação menor? Justifique.
b) Qual é o anexo embrionário presente no rato e no elefante, mas ausente, ou muito pouco desenvolvido, nos gambás? Cite uma função atribuída a este anexo embrionário.

Sugestão de Resposta: 





09. (UNICAMP) Em relação ao peixe-boi, o padre Fernão Cardim, por volta de 1625: "... este peixe é nestas partes real, e estimado sobre todos os demais peixes... tem carne toda de fibra, como a de vaca... e também tem toicinho.... sua cabeça e toda de boi com couro e cabelos,......olhos e língua...."
No trecho citado, identifique a única palavra que permite reconhecer, sem dúvida, o peixe-boi como sendo um mamífero.

Sugestão de Resposta: 





10. . (UNESP) A conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados envolveu algumas importantes modificações adaptativas morfológicas e fisiológicas. Em relação a esse processo,

a) Cite duas características comuns aos répteis, às aves e aos mamíferos, que possibilitaram a conquista definitiva do ambiente terrestre.
b) Apresente duas razões pelas quais os anfíbios adultos, embora possam se locomover em terra, ainda não possuem total independência do meio aquático.

Sugestão de Resposta: 





11. (UFPR) Em um trecho de floresta com araucária é possível observar um quadro variado de vida animal. Na copa das árvores, gralhas se alimentam de insetos e pinhões, e morcegos comem frutos e insetos. Sobre galhos e troncos, desenvolvem-se bromélias; estas abrigam, na água entre suas folhas, larvas de mosquitos, que se alimentam de algas. No estrato intermediário da floresta, são encontrados gambás, que comem frutos e insetos, bem como aranhas, que capturam insetos em suas teias, e abelhas, que coletam pólen e néctar das flores para sua alimentação. Próximo ao solo, formigas cortam folhas da vegetação rasteira para a subsistência de suas colônias. No solo, minhocas se alimentam de restos vegetais e animais.
Com relação aos animais mencionados no texto acima, responda objetivamente:

a) A que filo(s) pertence(m) o(s) detritívoro(s)?
b) A que classes pertencem os animais do filo Chordata mencionados? Cite duas características para cada uma delas.


Sugestão de Resposta: 





12. (VUNESP) Os ruminantes (bois, cabras, etc.) são capazes de digerir a celulose e o homem não. Explique o que ocorre na digestão dos ruminantes.

Sugestão de Resposta: 





13. (UNICAMP) Leia com atenção a tira a seguir:


a) Calvin não entende por que precisa estudar os morcegos. Esses animais, porém, têm funções biológicas importantes nos ecossistemas. Cite duas dessas funções.
b) Dê duas características exclusivas da classe a que pertencem os morcegos.

Sugestão de Resposta: 





14. (UNICAMP) Baseando-se no sentido das setas que representam um processo evolutivo dos vertebrados, cite um aspecto evolutivo:


a) referente à respiração dos répteis, em relação aos anfíbios;
b) referente à circulação nas aves e mamíferos, em relação aos répteis.

Sugestão de Resposta: 





15. ((FUVEST) Compare a circulação sangüínea em um mamífero e em um peixe ósseo. O que acontece com a pressão sangüínea em cada um dos casos?

Sugestão de Resposta: 





16. (UNICAMP) Observe o esquema que se refere à diversidade dos vertebrados. Nesse esquema, as áreas A, B, C, D, e E correspondem ao número aproximado de espécies atuais em cada grupo.

Com base no esquema e em conhecimento sobre o assunto, responda ao qual se pede.

a) Nomeie os grupos colocando-os em ordem crescente do número de espécies atuais.
b) Cite as letras correspondentes aos grupos que apresentam respiração branquial na fase adulta, excreção de ácido úrico como produto nitrogenado e ectotermia (poicilotermia)
c) Cite dois mecanismos evolutivos que permitiram a adaptação dos animais do grupo C fora da água
d) Cite duas características que são comuns a todos os grupos representados.


Sugestão de Resposta: 





17. (UFSCAR) Determinada cidade do interior paulista utiliza a seguinte figura como logotipo de uma de suas secretarias:

a) A quais filos e classes taxonômicas pertencem os organismos representados no círculo central da figura?
b) Um desses organismos é o responsável pela transmissão de uma importante doença infecciosa causada por uma bactéria do gênero Leptospira. Que organismo é esse? Sob que circunstâncias essa doença pode ser adquirida?

Sugestão de Resposta: 





18. (UNICAMP) Parques Zoológicos são comuns nas grandes cidades e atraem muitos visitantes. O da cidade de São Paulo é o maior do estado e está localizado em uma área de Mata Atlântica original que abriga animais nativos silvestres vivendo livremente. Existem ainda 444 espécies de animais, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados, nativos e exóticos (de outras regiões), confinados em recintos semelhantes ao seu habitat natural. Entre os animais livres presentes na mata do Parque Zoológico podem ser citados mamíferos como o bugio (primata) e o gambá (marsupial), aves como o tucano-de-bico-verde e, entre os répteis, o teiú.
(Adaptado de www.zoologico.sp.gov.br)

a) Como podem ser diferenciados os marsupiais entre os mamíferos?
b) As aves apresentam características em comum com os répteis, dos quais os zoólogos acreditam que elas tenham se originado. Mencione duas dessas características.
c) Entre os animais exóticos desse zoológico estão zebras, girafas, leões e antílopes. Que ambiente deve ter sido criado no zoológico para ser semelhante ao habitat natural desses animais? Dê duas características desse ambiente.

Sugestão de Resposta: 





19. (UNICAMP) Muitas vezes encontramos em jornais informes publicitários que anunciam o controle de pragas urbanas. Em um desses anúncios lemos: Quais os insetos e animais que integram o conjunto de pragas urbanas? Resposta: aranhas, cupins, mosquitos (pernilongos), baratas, pulgas, formigas, escorpiões e animais como os ratos, morcegos e pombos.

a) Nem todos os invertebrados relacionados na resposta do anuncio são insetos. Quais são eles? A que grupo pertencem? Indique uma característica que os diferenciam dos insetos.
b) Os vertebrados mencionados no anúncio podem ser separados em classes segundo a presença de pêlos ou penas. Que classes são essas? Cite outras duas características exclusivas a cada uma dessas classes.
c) Forneça uma explicação para o aumento das pragas urbanas.

Sugestão de Resposta: 





20. (UNICAMP) A vida animal originou-se nos oceanos primitivos. A partir dos ancestrais marinhos, alguns grupos invadiram a água doce enquanto outros se deslocaram para a terra.

a) Cite duas adaptações importantes para a ocupação do ambiente terrestre.
b) Dê exemplos de um filo de invertebrado que apresente espécies tanto aquáticas quanto terrestres.
c) A partir de ancestrais terrestres, alguns mamíferos ocuparam o ambiente marinho. Cite duas características morfológicas e/ou fisiológicas que permitiram a sua adaptação a esse ambiente.


Sugestão de Resposta: 





21. ((UFBA) A árvore representa os três grandes grupos na evolução dos mamíferos: monotremados, marsupiais e placentários.

Com base em aspectos reprodutivos, justifique a inclusão desses animais em ramos distintos de um tronco comum.

Sugestão de Resposta: 

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